Patis/Minas Gerais

Patis está situado no norte do Estado de Minas Gerais, com latitude e 44 graus 04 minutos e 35 segundos de longitude, situado a uma altitude de 752 metros acima do nível do mar. Faz limites com os municípios de São João da Ponte, Montes Claros, Mirabela, Brasília de Minas e Japonvar: A Norte, Leste, Sul e Oeste respectivamente. Encontra-se a 520 km de Belo Horizonte, 100 km de Montes Claros e a 17 km da rodovia BR- 135, estrada asfaltada e de fácil acesso.

O município com seus quilômetros quadrados tem sua economia representada na agricultura, pelos cultivos de milho, mandioca, feijão, arroz, cana – de – açúcar e  café.

Na pecuária com a criação e engorda de bovinos, suínos e aves. No  setor industrial existem várias fábricas de aguardente. O setor industrial e diversificado oferece a população vários tipos de produtos básicos. No setor de crédito, a população trabalha com instituições financeiras como Banco do Brasil com agência em Mirabela e Montes Claros, e o Banco do Nordeste do Brasil, agência em Brasília de Minas.

Na telecomunicação apresenta-se serviços da Telemar com  aparelhos telefônicos interligados ao sistema DDD e cobertura de aparelhos celulares pela VIVO-MG

A segurança em Patis está sobre o comando da 3ª C.R.P de Montes Claros.

O município é representado por 13 escolas públicas municipais, com prédios próprios distribuídos estrategicamente dentro do perímetro rural, atendendo aos alunos matriculados da 1ª a 4ª séries e 1º grau. Uma Escola  Estadual (modelo padrão), com capacidade de atender 1.200 alunos diariamente (Escola Estadual Francisco Andrade) que está localizada em uma área de 10.000 m². Contamos também com uma unidade de Saúde equipada com consultório médico, gabinete odontológico, sala de esterilização, sala de curativos, pequenas cirurgias, sala de espera e cantina. O abastecimento de água é feito sobre responsabilidade da COPASA, e 100% dos consumidores da área tem água canalizada em suas residências.

 

HISTÓRIA DE PATIS

O topônio originou-se de um grande coqueiral, nos brejos da fazenda Babilônia que fica próximo à Sede Municipal. Ao iniciar-se, o arraial recebeu a denominação de Patis, pela abundância de coqueiros nas proximidades e havia um por nome de Pati. (Pati palavra  indígena).

Sabe-se que a região foi outrora, habitada por índios Tapuias que viviam as margens dos rios e lapas.

Por volta de 1.885, chegou naquela fazenda uma portuguesa, Dª Balbina Ferreira de Barros, acompanhada por seu filho Malaquias. Trouxe também a imagem de Sant’Ana de madeira. Comprou uma fazenda e construiu uma capela. Doou a fazenda para a igreja onde já havia um povoado, em torno da capela.

Em 1.904 o fazendeiro Joaquim Mendes Camelo, chegou e construiu uma igreja que recebeu o nome de Sant’Ana que é ainda hoje  padroeira do Município, construiu também uma escola que recebeu o seu nome.

Até então a vida das pessoas era muito difícil, faltava alimentos, não tinha escola pública, os pais com poder aquisitivo pagavam professores homens para ensinar seus filhos, o analfabetismo era quase total, de 100 homens para ensinar 100 pessoas apenas 04 sabiam ler e escrever.

A segurança era feita por Bate Baus tronco (jagunços) mais tarde surgiu a polícia militar.

Algumas famílias  chegaram após esta data: família de Francisco Andrade, Sebastião Rocha, Mamédio Fiúza da costa, Alvino Pereira de Souza, José Freire Alkmim, Luiz Pereira de Souza, Amâncio Oliva, Onofre e outros. Reuniram-se alguns moradores e se construíram um conselho distrital.

Em 1.936, o povoado se desenvolveu o suficiente, sendo elevado à categoria de distrito de Montes Claros. Estas famílias construíram comércio, lojas, mercearias, açougues.

Em 15 de agosto de 1.944, o Sr. Waldomiro Pereira de Souza tomou posse do Cartório pelas mãos do Exmo. Sr. Governador  do Estado Benedito Valadares, através do concurso público para cargo vitalício.

A primeira normalista Dª Eliza Guimarães Andrade, grande Mestra Chininha, sua filha Nazita Marcolina Andrade, Mirtes Machado, Dª Maria da Conceição Fagundes, Dª Letícia Andrade Ataíde, Dª Adélia de Souza Lopes e Inspetor Escolar o Sr. Alvino Pereira de Souza que foi também  o primeiro Delegado de Patis.

A primeira farmácia do município foi do Sr. José Peres, ele mesmo medicava. O primeiro médico o Dr. Aroldo Tourinho no ano de 1.944, cobrava a consulta, uma taxa mínima devido as condições financeiras em que se encontravam o povo da região.

A mortalidade infantil era muito alta. As principais doenças que atingiam as crianças eram: Catapora, Sarampo, Coqueluche, Mal de sete dias. Este último era o que mais causava mortes por que colocava torrado de fumo, e muitas outras coisas no umbigo para secar, em muitos desses casos a criança dava tétano e morriam.

As correspondências eram trazidas pelo Estafeto Sr. Carlito, homens que trabalhavam no correio vinham a cavalo e dependendo da distância durava até 45 dias de viagem.

Em 1.950 foi construído um pequeno campo de aviação o primeiro avião foi de um teco-teco e os aviadores eram o Sr. Maroto e o Sr. Homero Santos.

Em 1.960 foi construído um Escola Estadual que recebeu o nome de E.E. Francisco Andrade em homenagem a sua esposa que foi a primeira normalista do município.

Primeira Diretora Dona Nilza Aurora Vale Maurício de Souza. Em 1.961 foi formado a primeira turma da 4ª série pela professora Dona Nilza Aurora e Inspetor o Sr. Alvino Pereira de Souza.

O distrito integrou-se ao Município de Mirabela em 30/12/62 pela lei 2.764, quando foi desmembrado do município de Montes Claros.

Em 21/12/95, Patis foi emancipado pela lei nº 12.030, passou de distrito para município.

Edmundo Versiani de Souza foi o primeiro prefeito, sendo empossado pelo M. M. Juiz de direito da Comarca de Montes Claros o Exmo. Sr. Adilson Salgado Araújo.

Exerceu a profissão de fazendeiro e função de Prefeito Municipal de Patis, no exercício de 01/01/97 à 31/12/2000.

O atual prefeito de Patis é Valmir Morais de Sá, em  seu segundo mandato, dentro de uma política atuante, democrática, lutando por melhorias que possam elevar o padrão de vida do povo de Patis. E, para isso batalha pela constante instalação de projetos que visam o benefício público. População estimada de mais de 6.000 habitantes incluindo a área rural e urbana.

 

Rodeados de belezas naturais, incluindo cachoeiras, grutas e barragens, temos ainda nossa tradicional festa de Agosto, que reúne milhares de pessoas de diversos lugares.

Venha  conhecer nossa pequena cidade.

19 Respostas to “Patis/Minas Gerais”

  1. EStou adoro esse blogg!!!
    td que preciso saber esta ak..

  2. Excelente galeria de fotos, adorei os comentários em cada uma fotos acima postada!!!!!
    Parabéns!!!!!

  3. O blog ficou ótimo. Adorei.
    Parabéns!!!

  4. Muito bom o Blog !
    Parabéns aos idealizadores !

  5. Adorei!!
    …muito bom!!

    parabéns!!=)

  6. o site ficou irado parabens pelo autora que tefve essa ideia brilhante prometo que vou divulga esse site no meu orkut e msn
    ainda vou fazer mais uma comunidaden no orkut que le esse cometario e quizer add e digita PATIS NA REDE E DEMAIS

  7. Sim exxxcelente, ficaria melhor se desvinculassssssssssssse de politica Patis possui outras coisas e capacidades que pode ser trabalhada e mostrada no blog e só pensar um pouco. Faço referencia apenas o fato politico temos que procurar valorizar a população assim como foi feito com a peça teatral de monteiro lobato. A parte dos politicos eles estão fazendo apenas o que devberiam fazer e mais nada, temos de acabar com essa especie de dependencia inocente que ocorre as vezes em nos.

  8. claudemir Says:

    E muito importante esta forma de divulgação da História e cultura da nossa cidade e o melhor e saber que temos pessoas capazes de fazer isto de uma forma perfeirta, com esta que ficou, ficou Otimo…

  9. Patis é minha cidade natal naci ai no ano 1965 quando saimos dai tinha na época apenas 8 anos de idade, mas me recordo de muitas coisas.
    gostaria que me mandasse fotos atual da cidade, desde já ficaria muito agradecido. hoje moro em Americana sp meu pai o sr. Izauro mora nessa cidade a pouco tempo

  10. Olá pessoal, bom dia.
    Parabéns pela iniciativa desta página. Gostariamos de saber qual o nome completo do responsável pela COPASA aí de Patis, telefone, e-mail, e endereço, para que possamos contactar com eles?

    Um abraço.
    Comitê do Verde Grande.

  11. alcizio Says:

    eu adoro entra nesse saiti eu naçi em patis eu adoro esta pequena çidade no norte de minas moro em guarulhos sp desse 1991 nunca voltei mais patis mais meus pais morao ai sempre eu tenho contato com eles me falan que melhorou muito ola aquele abraço atodos parabens pelo sait

  12. ELIVALDO LEITE DE SOUZA Says:

    ELIVALDO LEITE PARA SITE FICOU MUITO BOM PARABENS

  13. ELIVALDO LEITE DE SOUZA Says:

    ELIVALDO LEITE SITE FICOU MUITO BOM PARABENS

  14. Ola meu amigo , pode sim pegar as minhas fotos, mais eu quero que vç faça um favor de anunciar ou fazer propaganda do meu studio de fotofrafia em Patis a partir de sábado dia 31/03/ as 10:00 hs da manhã OK

    • OLA! ME ESQUECI STUDIO BELAS ARTES Rua Sebastião Rocha 256 centro Patis fones 38-99267636- ou- 91755646 e quando precisar de fotos e videos pode falar comigo ok…

  15. Eu amo minha terra natal!

  16. eliane cordeiro leal Says:

    gostei muito pois naci em ptis no ano de 1958 e sempre que poddo vouto pra matar a saudades

    • José Alves da Silva Says:

      Meu nome e José Alves da Silva nasci em Patis no dia 29/10?39, e sai dai aos três anos de idade, foram meus padrinhos, Valdomiro Pereira de Souza e Niza Aurora.Apesar da pouca convivência eu gosto de Patis.

Deixe um comentário